
Entrevista dada por Tufi Duek ao Diário Catarinense no último dia 29 março.
29 de março de 2009. N° 8390 MODA campanha de Tufi
O estilista Tufi Duek enfrenta a crise contratando top models e ampliando as áreas de atuação, conquistando espaço com suas três etiquetasTufi Duek está sorrindo para a crise. O charmoso criador da Forum resolveu, em 2006, dissolver a marca em três etiquetas. Desde então existe a Forum, a Forum Tufi Duek e a Tufi Duek, dispostas, de maneiras distintas, no mesmo mercado. A primeira preserva o caráter jeanswear, com produções casuais. A segunda, a mais criativa, se transformou na linha de frente do grupo, e é a que desfila nas principais semanas de moda. Já a última, assinada com seu nome, é exclusiva. Tanto que tem apenas uma loja e produz peças únicas.
Colocando ainda nesta conta a Triton, marca jovem também administrada pelo multiempresário, somam-se quatro grandes investimentos em um momento delicado da economia mundial. Especialmente no Brasil, quando vendas e aquisições de marcas de moda nem sempre têm apresentado resultados positivos.
Mas então Tufi, a crise não assusta você?
Do outro lado da linha, desde São Paulo, ele solta uma gargalhada. Antes de revelar sua resposta, uma informação importante para a interpretação dos fatos: para apresentar as criações de inverno 2009, o estilista uniu um pelotão de elite, que tem no elenco o fotógrafo David Sims, o stylist Joe MacKenna, o diretor de arte Giovanni Bianco e as supermodelos Daria Werbowy e Kate Moss.
A somar-se os valores internacionais dos cachês (não revelados pelo contratante), é possível perceber que nada, nem medo, nem crise, assustam Tufi, que gentilmente responde:
– Claro que o mercado está todo sentindo. Nós também. Mas ter a Kate Moss na minha campanha também faz parte da estratégia de tentar manter os números de venda nos mesmo patamares que estavam. Preciso manter a minha posição, ficar na memória do consumidor.
Agora não adianta recuar. Um recuo nessa hora vai enfraquecer a marca, levando muito, muito mais tempo para recuperar – responde, como um estrategista de guerra, lembrando que a palavra crise não passa pela porta do seu escritório.
Financeiramente pensando, as “Foruns” também precisaram se reafirmar no mercado. Como a maioria das grandes marcas, a empresa saiu da gerência exclusiva da família Duek e foi vendida para o grupo AMC. E já que algumas dessas transações não deram certo no Brasil, Tufi precisava mostrar que a dele tinha dado, e que estava criando, produzindo e vendendo a todo gás. Nada melhor que uma Kate Moss absurdamente linda e sensual se esgueirando dentro dos modelos criados por ele para gritar ao mundo que suas estratégias, todas, funcionaram.
– Sem falar no excelente resultado. O processo de trabalho foi muito recompensador. Ela (Kate Moss) foi superprofissional, supercarinhosa e muito dedicada. Ela colocava as roupas com gosto, e a admiração dela pelas peças foi muito importante para mim. Ela pediu para ficar com uma jaqueta, um vestido e uma bota, porque achou que tinha a ver com seu estilo – lembra, orgulhoso.
Tufi sempre foi o coração da criação da Forum, assinando as coleções com a corridinha tradicional que dá na passarela, ao final de seus desfiles. Mas desde que seu irmão, Israel Duek, resolveu se distanciar da firma, se viu mais intensamente na parte administrativa. Posição que coincidiu com o momento do mercado.
– Hoje, não existe estilista que não se preocupe com estratégia e posicionamento da marca. Senão você não é um estilista completo. Há 20 anos, cabia ficar dentro da sala, criando junto com uma modelo. Hoje, é preciso saber se as pessoas gostam, se as pessoas compram, se está bem distribuído, se a qualidade acompanha o preço – analisa. – É muito bacana quando você faz uma coleção e as pessoas compram. E não quando faz a coleção, todo mundo acha lindo, mas ninguém compra. O desafio é fazer com que a coleção que você achou linda chegue no mercado e venda.
Ao mesmo tempo, a agenda de planilhas e reuniões precisa ser dividida com momentos de intensa inspiração. Para o estilista que cria para quatro segmentos, as inspirações surgem de todos os lugares, e a sua sensibilidade é sempre respeitada.
Altamente influenciado pelo que vê nas ruas, desenhou o próximo inverno olhando para os gaúchos, em uma colisão de coincidências. Primeiro foi a um sítio e viu uma menina linda montada em um cavalo. Lá, os cavalos eram todos pretos e brancos, o que lhe trouxe uma referência de Chanel. Lembrou de uma coleção que fez inspirada na música Casa no Campo, cantada por Elis Regina, que é gaúcha. E ainda tinha acabado de pegar um livro sobre ponchos. Foi assim que, para a Forum Tufi Duek, desenhou botas longas, tops amplos, de corte quadrado, e algumas estampas de cavalos.
– Comigo é assim, uma mistura de sensações. Se eu olhei pro céu, ouvi uma música, vi alguém de calça justa e fiz uma viagem incrível, pode sair uma coleção – resume.
PAOLA DEODORO
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