domingo, 3 de maio de 2009

Amo Muito




Christine Yufon é daquelas personagens únicas que fazem valer o mundinho da moda. Nascida na China, chegou ao Brasil no começo da década de 50. Desde então acumulou os títulos de modelo, professora de etiqueta, escultora e artista plástica com exposição no MASP. Desde 2005, pelas mãos da dupla Dudu Bertholini e Rita Comparato, teve seus acessórios expostos ao holofote em todos os desfiles da Neon.

Esta apresentação surpresa, adicionada de última hora ao calendário, é portanto uma grande homenagem a ela. É o primeiro desfile de acessórios do SPFW - e, como manda o figurino, o acessório aqui é a roupa. Os looks criados por Rita e Dudu são discretos na medida, alguns baseados no próprio closet da homenageada - quimonos, vestidos e conjuntos que estão ali para somar às joias. A única estampa é um yin/yang bem levinho, remetendo à origem de Madame Yufon.

As peças, em retrospectiva, exibem sua marca: são orgânicas, gigantescas, esculturais. Em madeira, bronze, pedras e sementes, tudo bem brasileiro. É a própria mestre que abre o "desfile" (em um palco à moda um pouco antiga demais), seguida de Bruna Tenório, presa dentro de uma grade. Então vieram ossos equilibrados, sementes mutantes, metais retorcidos, cordões, pedras e galhos. Tudo sempre bruto e delicado, como é costume quando se fala nas suas joias.

Ao final, Yufon entra no palco rodeada pelas modelos e suas criações. E todas juntas, saúdam a plateia à moda oriental. Certa vez, Christine disse que a ilusão era sua grande obra. Sorte nossa que esta é bem tangível. Muita sorte.




Nenhum comentário: